domenica 8 luglio 2012

Ho'oponopono e outros mantras

Escutando uma entrevista com a fisica e terapeuta Anna Sharp, ouvi descriçoes do trabalho do Dr. Ihaleakala Hew Len com sua técnica Ho'oponopono, ou seja causar perfeiçao, aprendida com a tribo dos Kahunas, Hawai. No sitio http://www.luzdegaia.org/hooponopono/len.htm encontrei maiores explicaçoes.
Trata-se de um tratamento de dentro pra fora, a pessoa assume suas necessidades de perdao com relaçao a si mesma e aos outros. Como fazemos juizos com relaçao ao nosso proprio comportamento e ao alheio, estamos sempre pensando e refletindo acerca de nossas açoes e as do proximo. Assim, demonstrando ter consciencia do fato, falta apenas a iniciativa para mudar a forma de pensar e a de agir; e um passo significativo é o perdao. So posso perdoar o outro se perdoo a mim mesmo. Assumindo a minha humanidade falivel posso reconhecer os limites do outro.
O mantra repetido é "Sinto muito, eu te amo!" A sua força consiste em liberar a mente dos condicionamentos anteriores por meio da consciencia do poder do mantra sobre nosso corpo e nosso pensamento; é a instalaçao de um novo padrao de percepçao da realidade que se traduzira em saude e um estado de amor consciencial.
Eu passei a utilizar mantras segundo orientaçao da maravilhosa Dra. Lilian Rose Ferreira Lordello. Ao me receitar homeopatia perguntava se eu gostaria de acrescentar um mantra no momento da ingestao do medicamento e eu sempre aceitei; a cada nova medicaçao um novo mantra ou a manutençao de um anterior sempre com a aquiescencia do meu corpo enquanto veiculo da minha mente.
Eu ainda os utilizo e os ampliei segundo minhas necessidades em momentos peculiares. Gosto muito de repeti-los antes de dormir e ao acordar:
"Eu estou em paz, eu vivo em paz, a paz permeia o Universo. Deus é paz e a paz se manifesta por meio de mim".
"O amor é o mais importante! Eu me amo, eu amo toda a humanidade de todos os tempos e todas as dimensoes, todos os reinos da natureza, todos os seres do Universo. Eu envio amor ao Universo e recebo amor em troca. Deus é amor e o amor se manifesta por meio de mim".
"Eu pedi certo, eu escolhi certo".
"O melhor lugar é onde a gente esta!" (me inspirei em uma musica do Lo Borges "Onde a gente esta" em que ha um verso assim "nosso lugar é onde a gente esta").
"Eu me perdoo, eu perdoo toda a humanidade de todos os tempos e todas as dimensoes".
Também ao pesquisar sobre florais de Bach na internet encontrei vario sitios interessantes nos quais citam mantras apropriados a determinados florais, eu especificamente utilizo os seguintes:
"Estou em paz e disponho de novas forças!"
"Todo dia é sempre um novo inicio!"
Entendo os mantras como varias possibilidades, sejam como uma reprogramaçao mental, como uma forma de concentraçao ou ainda como a enunciaçao de palavras de carater sagrado e que estabelecem conexoes cosmicas.
Mantras podem ser frases, palavras, sons, oraçoes, textos; o importante é a gente utiliza-los conscientemente com intençao clara e de forma genuina.
O Ho'oponopono esta sendo muito bom pra mim porque eu emito juizos constantemente, caracteristica propria do meu eu e da qual recordo desde a mais tenra idade, mais tarde reforçada nos cursos academicos. O problema de ajuizar sobre tudo e sobre todos é que a gente passa a se postar como distanciado daquilo que apontamos quando na verdade tudo que é humano nao nos é estranho, e sombras e luzes habitam em nos.
Jesus diz "quem nao tiver pecados atire a primeira pedra". Como eu ainda trago sombras em meu coraçao eu emito pensamentos em sentimentos, atos e  palavras que renegam os outros e seus atos, eu acabo por me ligar negativamente com as pessoas. O negativo que ha em mim conecta com o negativo que ha no outro. Sendo compreensiva comigo o serei com o outro. Perdoando a mim, perdoarei o outro. Perdoar so é possivel desenvolvendo empatia com a dor que se manifesta por meio do erro em nos e no outro.
Perdoar, pedir perdao é ato de libertaçao, é Ho'oponopono, é causar perfeiçao.

Nessun commento:

Posta un commento