martedì 26 giugno 2012

Conhecer, a arte do indagar e da incerteza

Ontem tive a grata oportunidade de conhecer uma pessoa interessantissima. Um senhor de 76 anos, professor de frances aposentado, uma figura distinta, simples, espontanea e vivaz, com muitas experiencias que demonstravam, por seus relatos e impressoes expressas, ter e estar aproveitando tudo em seu percurso pessoal como construçao da sua sabedoria provisoria. Eu particularmente ambiciono e creio que o caminho que ele empreende pode nos levar a vislumbrar a Verdade.
De tudo que conversamos informalmente, muito me chamou a atençao sua crença de que a unica certeza é a da incerteza, da provisoriedade de nossos conhecimentos, da interrogaçao constante de que se reveste nossa capacidade de filosofar.
Dentro da concepçao pragmatica instrumentalista de John Dewey, pode dizer-se que a crença é um conjunto organizado de ideias que se mostram provisoriamente suficientes para nos permitir interpretar e interagir na realidade construida por nos mesmos em continuidade de experiencias reflexivas ou nao. As experiencias reflexivas seriam aquelas que nos permitem crescer, aperfeiçoar e aprofundar a compreensao sobre nos mesmos e o mundo. Elas se dao por um movimento de atuaçao no mundo por meio de ideias estabelecidas que, na dinamicidade das açoes, passam a ser revistas. Na impossibilidade de agir satisfatoriamente na realidade com formulas velhas, necessitamos rever nossas crenças. Ja as experiencias nao reflexivas sao as que perpetuam a concepçao da realidade porque nao ha o movimento de revisao das crenças; encontrando uma unica e suficiente forma de intervir no mundo, a pessoa se restringe a repetir padroes de açao sem o questionamento da utilidade de tal abordagem. Entao, nesse horizonte teorico deweyano, crença, assim como a ideia de verdade, nao sao substantivaçoes mas adjetivaçoes. Assim, crença e nao Crença, verdadeiro e nao Verdade.
As crenças e aquilo que para nos sao verdades, constituem instrumentos de intervençao, de experiencias reflexivas ou nao. Dai que ha muitas verdades, muitas crenças, e o unico possivel meio de ajuiza-las é a observaçao de quanto bem, quanto aperfeiçoamento, quanto crescimento elas promovem para nos e, em continuidade, para nosso entorno humano e nao humano.
O processo de constituiçao da verdade provisoria se da por uma inicial situaçao de espanto, em que somos chamados a observar algo que parece nos dizer respeito mas que nao identificamos de pronto, algo que faz parte de nosso entorno e que ali se apresenta sem grandes explicaçoes. Depois iniciamos uma busca obstinada, em nosso cabedal de crenças e informaçoes, de indicios que nos permitam compreender a situaçao observada e, entao, formulamos um problema. Finalmente passamos a construir hipoteses de abordagem, partindo para experiencias e suas verificaçoes. Tudo de maneira natural, proprio da forma humana de conhecer, ou com intençao metodologica para uso consciente do pensamento reflexivo. Assim, nossas verdades sao sempe condicionadas aos resultados. O que funciona, serve, explica, satisfaz, é verdade, o que nao atende às necessidades, deve originar a revisao de nossas crenças.
E é assim que penso que a fala daquele senhor tao distinto se reveste de sabedoria. Ter a noçao de que a vida humana é um constante perquirir, uma insuficiencia imensa de atingir a Verdade. Dewey nao negava a realidade metafisica, apenas demonstrava a incapacidade humana de abarca-la por meio de sua constituiçao natural e de seus métodos. Eu também penso que essencialmente a Verdade tudo penetra, tudo sustenta e tudo impulsiona, porém creio que nao a conheço em sua plenitude, mas que no aperfeiçoar de minhas crenças pragmaticamente construidas, vou vislumbrando facetas que se revestem apenas de verdades provisorias.
Tem sido esse arcabouço teorico o meu parametro para escolher as verdades em que me apoio para interpretar e julgar a mim mesma e ao mundo do meu entorno.
A vida, para mim, deve ser entendida como a arte de conhecer por meio do exercicio filosofico do indagar com a unica certeza de que minhas crenças sao provisorias, e tem mudado mediante as transformaçoes de minha consciencia em continuidade com minha inserçao no universo.

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